sábado, 28 de março de 2009

Aula Nº 3 - Freesbie Ultimate



Aula do dia 27/03/2009

Regente: Profº. Luis Fernando

Registro: Paulo jr.

Apoio: Edicélia e Sara


A terceira aula foi direcionada já para o jogo esportivisado do Freesbie. O ultimate freesbie é o jogo onde se tem 7 participantes para cada lado do campo, tendo obrigatóriamente uma mulher e não tendo um árbitro, sendo punidos os atletas num diálogo entre os próprios atletas do time de ambas as equipes.
O professor luiz falou um pouco sobre as regras dentro de sala de aula e depois partiu para a sua execução na quadra.
Não foi dado exatamente para os alunos o jogo como ele é. Foi simulado somente o formato e colocamos os gêneros entre os dois lados do campo de jogo, sem restrição de número de masculino ou feminino, ou seja, foram escolhidas as equipes aleatóriamente pelo professor Luis.
O restante dos alunos que não estavam na quadra, ficaram num espaço ao lado, de bom tamanho, no qual as professoras Sara e Edicélia auxiliavam e faziam um jogo paralelo.

Análise dos alunos sobre a aula

Forama dadas as regras oficiais no início e depois o professor Luis interveio para que eles pudessem trocar as regras à sua maneira. Eles não quiseram trocar as regras e mantiveram o formato como estava, continuando o jogo. No início houve certa resistência dos alunos por ser um jogo nunca visto por eles, mas com o passar dos minutos se envolveram e começaram a participar mais ativamente do esporte já que começaram a absorvê-lo.
A maioria (95%) dos alunos da sala 7 adoraram a aula e suas variações. Algumas alunas não se envolveram pois acharam o jogo chato e sem graça.
No mais foi um sucesso!!

Comentário

Os professores e estagiários de todas as escolas públicas e privadas de Minas Gerais e do Brasil, devem se inspirar através destas práticas de esportes internacionais ou até mesmo em outras práticas corporais e alcançar o objetivo verdadeiro, que é levar conhecimento e criatividade, com o máximo de amplitude e diversidade de práticas, intervindo quando necessário ao planejar um cidadão coletivamente e individualmente ápto a caminhar numa sociedade conturbada como a de hoje.
É tempo de reeducar os alunos escolares, suas famílias e mudar o contexto social contraditório que vemos todos os dias no brasil e no mundo.








sexta-feira, 27 de março de 2009

Aula Nº 2 - Freesbie (disco flutuante)


Aula do dia 20/03/2009

Regente: Profº. Paulo jr.

Registro: Edicélia

Apoio: Luis Fernando e Eustáquio.


Nesta aula foi introduzido um esporte americano chamado "Freesbie", onde se utiliza um prato hoje confeccionado pelas empresas especialistas em material de plástico ou derivado e serve para brincar, jogar o esporte com regras, e até mesmo recriá-las ludicamente ou esportivamente.
Existem várias modalidades do Freesbie nos Estados Unidos, começando pelo estilo livre onde se brinca da forma que se achar necessário, passando pelo estilo individual demonstrando habilidades e outras derivações até chegar ao chamado "Freesbie Ultimate". Neste último são dadas regras oficiais do esporte institucionalizado onde curiosamente se joga com 7 participantes cada lado, tendo obrigatóriamente uma mulher em ambos os times, não tendo oficialmente pelas regras um árbitro. Curioso não? É isso mesmo!! Não existe juíz no jogo. Os prórprios participantes do esporte são os árbitros ou juízes, tendo assim um jogo chamado de "ético" e "Nobre", pois são discutidos ali mesmas as advertências verbais, os tipos de punição e até mesmo alterações da regra.

A Aula foi muito produtiva e o professor Paulo planejou a apresentação verbal introdutória sobre o esporte e suas variações, logo após, foram levados até os alunos, papelões, arrecadados pelos professores apoio e registro e o próprio regente, para que os alunos pudessem fazer seus próprios Freesbies e brincarem à vontade ou levarem para casa e produzirem lá.

Análise dos alunos sobre a aula

Muito ativos, os alunos se renderam à aula e adoraram a brincadeira que antes nunca haviam experimentado. Logo após a construção dos Freesbies de papelão o professor deixou à vontade que os alunos brincassem das mais diversas maneiras sem alguma restrição.
O intuito é que os alunos possam aprender sempre algo mais para suas vidas, através de brincadeiras, jogos ou esportes, seja lá qual for a prática de educação física. Criar brinquedos, fazer suas próprias regras, impor regras já existentes, interagir os gêneros e suas peculiaridades e intervir de forma crítica e educativa para que eles possam ser cidadãos melhores em qualquer ambiente ou contexto social.

Aula Nº 1 - Introdução à Educação Física


Aula do dia 13/03/2009.

Regente: Profª. Edicélia (na foto ao centro com os alunos).

Registro: Paulo jr.

Apoio: Eustáquio e Luis Fernando


Esta aula teve a intensão de passar a imagem dos pilares da Educação Física e seus grandes temas (sala multiuso da escola).

Foram citados os jogos, brincadeiras, esportes, lazer, musica, artes, entre outros temas que ampliam e fazem com que os alunos tenham uma melhor base sobre o que é a educação física na escola, diferenciando do bacharelado.

Num segundo momento a professora Edicélia aplicou um jogo de "queimada de quatro cantos" com todos os alunos participando para que houvesse após a interação na sala de aula...uma interação fora da mesma, entre alunos e professores, a fim de um primeiro contato visual e analítico.

A partir daí decidiríamos sobre os temas a serem aplicados no estágio nesta escola, e aprofundarmos nos mesmos, sempre com a orientação do professor Guilherme e a colaboração da professora efetiva de educação física.


Análise do comportamento dos alunos

Inicialmente os alunos estavam agitados com os novos estagiários e suas propostas, a profª. efetiva da escola que já atua nela a 5 anos conseguiu impor a ordem e a aula começou a fluir.

Eles gostaram da apresentação, na sua maioria e também da aula prática experimental. Ficaram muito animados e correram contentes ao final da aula, permanecendo sua curiosidade sobre as novas propostas que viriam.

Esperamos melhorar a cada dia!!!

domingo, 22 de março de 2009

ESTÁGIO DO 6º PERIODO DE EDCAÇÃO FÍSICA


Este blog foi criado com intuito de ajudar na reflexão sobre a identidade da Educação Física (licenciatura) nas escolas públicas e particulares da região metropolitana de Belo Horizonte e até mesmo Minas Gerais e Brasil.
Serão feitos aqui, registros de todas as aulas do estágio do 6º Período do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (turno da manhã), situada na Fundação Helena Antipoff (ISEAT - FHA) em Ibirité, da escola Municipal Hilton Rocha, no barreiro em BH.
Os registros serão feitos aqui toda semana, contendo relatos das aulas, fotos e outros recursos que possam ajudar nessa reflexão para quem quiser aproveitar-se gratuitamente e deixar recados, comentários e outras prosas beneficentes à Ed. Física (licenciatura).
O blog é prático e fácil de manusear pela internet.

AGRADECIMENTOS:

Ao professor orientador Guilherme (farinha), aos amigos alunos do ISEAT e a todos os colaboradores, além da diretoria e professores da escola Hilton Rocha.

Contato: (31) 9153-9039 ou 9226-7301, também pelo 3393-4045 ou 2564-5690 falar com Paulo junior.

blog por Paulo A. G. Junior.